Os sujeitos por meio de suas memórias, transformam-se em guardiões da história da cidade e do seu patrimônio cultural . Por isso, a mais de uma década, o CEDOC se coloca também como um guardião e disseminador da memória regional, recolhendo, catalogando, preservando e disponibilizando acervos, por meio da pesquisa, da extensão, do ensino e de ações educativas que objetivam a valorização do patrimônio cultural regional, consolidando, sua identidade comunitária.
E, como forma de garantir o acesso aos bens culturais da região sul, assume como missão “Preservar, investigar e comunicar a memória da região Sul, como espaço educativo e de pesquisa para democratização da cultura regional”.
Entre suas ações, destacam-se, o registro da memória e da história dos municípios em forma de publicações, Arquivos Históricos (assessoria e execução), Centros de Documentação (assessoria e execução), Memoriais (assessoria e execução), Museus (assessoria e execução), restauração e conservação de documentos, digitalização de fitas VHS e K7, restauração, conservação e digitalização de fotografias, restaurações de livros, produção de áudios-visuais, digitalização de acervos, oficinas, minicursos, entre outras demandas. Para tanto, o CEDOC conta com um CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA, UM LABORATÓRIO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO, UM LABORATÓRIO DE MEMÓRIA E PATRIMÔNIO E UM LABORATÓRIO DE SOM E IMAGEM.
{
Acervos / Coleções
» CEMESSC- CENTRO DE MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DO SUL DE SANTA CATARINA
O CEMESSC conta com um acervo digital composto por documentos textuais, iconográficos e objetos museológicos identificados e digitalizados ou fotografados encontrados nas escolas ou que circularam no âmbito das mesmas. A implantação do CEMESSC teve início no ano de 2009 e os trabalhos são coordenados pelo GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO – GRUPEHME. Sua implantação foi autorizada pela Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, por meio do Termo de Convênio Nº 19.010/2011-1, firmado entre este órgão governamental e a Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina – UNESC, uma vez que a maior parte dos documentos pertence às escolas estaduais do sul catarinense.
» PROCESSOS DA VARA DA FAZENDA: ACIDENTES DE TRABALHO (1940 – 1980)
Acervo constituído por Processos da Vara da Fazenda doados pela Direção do Fórum da Comarca de Criciúma no ano de 2000. O acervo é composto certidões de nascimento, atestados de óbitos, folhas de pagamento, rescisões de contrato, recibos, termos de contrato... Nesses processos os trabalhadores estão entrando com uma ação contra a empresa, pois foram vitimas de algum tipo de acidente de trabalho.
» PROCESSOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO (1940 – 1990)
Acervo é composto de Processos Judiciais oriundos da Justiça do Trabalho de Criciúma. Estão em anexos aos processos: fotografias, cartas, jornais, documentos oficiais, panfletos, documentos pessoais, depoimentos, avisos de suspensão, folhas de cheque, declarações transcritas entre outros.
» CEDIP – CENTRO DE ESTUDOS, DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO POPULAR
O CEDIP foi criado em 1983 no município de criciúma e tinha como objetivos coletar e documentar publicações de entidades populares; desenvolver, publicar e recuperar pesquisas sobre movimentos populares; organizar seminários, cursos, palestras e debates sobre questões sócio-políticas e incentivar a organização de entidades populares. O acervo é composto por revistas, jornais, livros, dissertações, relatórios, artigos, folder, panfletos, anais, fotografias, documentários de VHS e DVD. No acervo o pesquisador poderá encontrar documentos que abordam greves de mineiros, professores, greves gerais.
» MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO
O acervo é constituído de documentação (revistas, jornais, livros, dissertações, relatórios, artigos, folder, panfletos, anais, fotografias, documentários de VHS e DVD) doadas em 2004 pelos professores do GRUPO DE PESQUISA INTITULADO: “MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO” da UNESC. O grupo era formado por professores dos cursos de história, economia, geografia, engenharia ambiental e pedagogia. No acervo o pesquisador poderá encontrar documentos que abordam greves de mineiros, professores, greves geral, questões ambientais.
{
Setores
• Centro de documentação; O Centro de Documentação constitui-se num Centro de referência para a memória e cultura regional por meio de suas linhas de acervo. Nessa perspectiva, o Centro localiza, recolhe, preserva, organiza e disponibiliza para consultas e pesquisa, todo seu acervo documental. Caracterizando um Centro de Documentação, possui em seus Fundos e Coleções, um acervo híbrido, com documentos de Arquivos, Bibliotecas e Museus.
• Laboratório de história oral;
O Laboratório mantém uma relação direta com as pesquisas realizadas por alunos dos cursos de graduação, por pesquisadores dos grupos de pesquisa, e por pesquisas desenvolvidas pela própria equipe do Centro de Memória. Esse Laboratório atua, por meio da pesquisa, na produção de acervos que, posteriormente, comporão as linhas de acervos do Centro de Documentação. Pós sua realização, as entrevistas são transcritas, ordenadas, classificadas e armazenadas, ficando disponíveis para consulta. O Laboratório dispõe de equipamentos de áudio e vídeo, possibilitando, também, a captura de imagens.
• Laboratório de iconografia;
Esse Laboratório, fortemente ligado ao Laboratório de História Oral, encontra-se em processo de construção. É constituído a partir dos acervos de som e imagem já existentes no Centro e os ampliaria na medida em que fossem desenvolvidas novas pesquisas relacionadas ao formato e seu suporte (vinil, fotografias, etc.).
• Laboratório de conservação e restauração;
Nesse Laboratório são realizados os procedimentos de assepsia e, quando necessário, de restauração. A equipe do laboratório é responsável pelo monitoramento periódico das peças e do espaço de armazenamento, assegurando a preservação dos acervos. Os procedimentos realizados e as técnicas empregadas são as mais variadas e compreendem desde limpeza mecânica com pó de borracha até intervenções químicas para clareamento e desacidificação. O Laboratório poderá, ainda, prestar serviços de ‘Conservação’ e/ ou ‘Restauração’ de documentos